domingo, 5 de junho de 2011

O começo!

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou a Joana, tenho 25 anos, moro em São Paulo e acabei de descobrir que tenho HPV. Decidi criar esse blog por alguns motivos. Primeiro para ajudar as pessoas que se encontram na mesma situação que eu, segundo para trocar experiências sobre o assunto e por último, para desabafar.

Há mais ou menos 3 semanas, notei duas pequenas verrugas na entrada da vagina, durante o banho. Achei estranho e marquei com o meu ginecologista para a mesma semana. Achei que não fosse nada demais, imaginei que pudesse ser até um pelo encravado! Conversei com amigas que me disseram para nem ir ao médico, porque com certeza não era nada! Primeira dica, nunca deixe sua saúde nas mãos de alguém que não é profissional. É sempre bom consultar um médico.

No dia da consulta as tais verrugas já estavam um pouco maior, o que me assustou. Fiquei muito ansiosa até o horário da consulta. Expliquei para o médico o que eu tinha visto e ele pediu para examinar. Não precisou nem encostar para saber o que era. Sem muita sensibilidade, foi logo dizendo: "Menina, coitada de você, isso é HPV. Xi, você pegou HPV!"... me passou alguns exames e me mandou para casa.

Fui embora pensando, eu peguei o que? Mas que diabos é isso de HPV? Tinha feito os exames periódicos a menos de 1 ano e não tinha dado nada. Será que era grave? A resposta deveria ter vindo do tal ginecologista. Mas foi mesmo na internet que descobri o que era HPV.

O HPV, ou Human Papiloma Vírus, é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais, tais como vagina, vulva, colo do útero e pênis. Esse vírus é transmitido, na grande maioria dos casos, através de relações sexuais, mas outras formas de contato existem. Os sintomas são lesões graves na pele, as tais verrugas, popularmente conhecidas como "Crista de Galo". Se não tratado essas lesões podem evoluir e se transformar em câncer, tanto nas mulheres quanto nos homes.

Só a introdução ao assunto foi assustadora. Câncer? Nesse momento vi que o assunto era sério. Chorei horas e horas a fio. E o pior... meu namorado me passou isso? Namoro há mais ou menos 7 meses. A primeira reação que tive foi culpa-lo. Mas a histório não é bem essa.

Estudando mais sobre o assunto descobri que existem centenas de variações de HPV. As mais comuns e menos perigosas normalmente são as que causam as verrugas. Um pouco de alívio! Esse vírus pode ficar incubado durante anos, sim, anos! O período de incubação é indefinido. Na mulher, as variações hormonais e a baixa imunidade podem fazer com que as lesões apareceram, caso tenham o vírus. Por isso, nada de culpar seu marido, noivo, namorado. É muito difícil saber quem pegou de quem. É preciso ter calma e entender o assunto. Contar para o parceiro é muito importante. Mas essa já é outra história... :)

Um comentário:

  1. estou passando pelo mesmo problema e fico me perguntando quem me passo o virus.
    estou casada a um ano e antes do meu marido eu nao tinha nada fico pensando se foi ele.
    mas ele nao tem nem uma verruga..

    ResponderExcluir