domingo, 5 de junho de 2011

Os exames...

Oi pessoal, tudo bem? No último post contei como descobri que tinha HPV. O primeiro dia foi horrível, angustiante. Chorei horas e horas. Não contei para ninguém, com medo e com vergonha. Mas decidi que queria ficar bem, que queria ficar sem esse problema.

No dia seguinte a consulta com o médico, procurei um laboratório para fazer os exames. Tinha que ser naquele dia, de qualquer jeito. O único que conmsegui era bem distante do meu trabalho. Mas marquei mesmo assim, esse é um problema que não pode esperar. Se as verrugas já tinham crescido em 4 dias, imagina como elas não poderiam ficar?

Dei um jeito e cheguei no tal laboratório. Com muita vergonha. Mostrar aquelas verrugas para outros desconhecidos era muito constrangedor. Mas era necessário. O médico pediu além do Papanicolau, a Vulvoscopia e a Biópsia da Vulva.

Acredito que a maioria das mulheres já tenha feito o Papanicolau. É um exame simples. O médico introduz um espetáculo para alargar as paredes da vagina. Com isso ele consegue ver o colo do útero, para verificar se há alterações, além de recolher uma pequena amostra de céluas que serão analisadas em laboratório. Não dói e nem é desconfortável. É rápido e importante fazer.

 Os outros dois exames eram novidade para mim. A palavra biopsia por si só já assusta! Mas o pior foi o medo, os exames são rápidos e praticamente indolor. Na biopsia só senti uma picadinha, que foi na retirada do material para analise. A vulvoscopia é bem simples também e não senti nada.

O especialista do laboratório me disse que isso era mais normal do que eu imaginava e que o tratamento era até rápido. Queria muito conversar sobre isso com o médico, o quanto antes!

Sobre o fato de ser comum ele tinha razão. Pesquisei e vi que 1 em 4 mulheres sexualmente ativas tem ou vão ter algum contato com o HPV. É quase uma epidemia! 

Tentei marcar um retorno com o ginecologista para a semana seguinte, no dia que os exames ficariam prontos. Mas adivinhem? Ele tinha saído de férias e só teria dia disponível dali quase 2 meses. Não queria e nem ia conseguir esperar. Marquei com outro ginecologista sem medo. Não esperem! É importante que procuremos orientação médica o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário